Máquinas para a compactação de qualquer tipo de resíduo que pode ser reciclado. Construídas à base de vigas estruturais e chapas de oxicorte de espessura considerável que atribuem uma consistência considerável ao conjunto. Este tipo de prensa adapta-se perfeitamente a qualquer nível de produção, que vai desde os pequenos produtores de resíduos para a gestão interna dos seus próprios resíduos, independentemente do tipo de indústria, até aos grandes gestores que se dedicam a gestão global de resíduos.
Estas máquinas podem ter várias configurações dependendo sempre do tipo de instalação a que se destinam.
As prensas horizontais apresentam uma série de variantes: nomeadamente a passagem dos arames pode ser vertical ou lateral, o sistema de alimentação pode ser mecânico, pneumático ou manual, a capacidade de compactação pode variar de 20 à 350 tons e finalmente o amarrador pode ser automático ou manual, de arame ou fitilho.
Esta máquina pode ser equipada com uma série de periféricos tais como o destrancador, empurradores de fardos, elevadores para alimentação com contentores, sistemas By-pass etc., que facilitam e fazem com que o processo de compactação seja mais eficiente além de permitir uma maior automatização da instalação.